Toda vez que você ler que uma fragrância é inspirada em determinado perfume de marca ou que faz referência olfativa a algum perfume já conhecido, estará se referindo a um contratipo. Os termos mais usados para designar essas fragrâncias são contratipos, inspirados ou de determinada referência olfativa.

 

O que são perfumes contratipos?

Perfumes contratipos utilizam características semelhantes de suas referências de marca, mas por trás desses produtos existe uma empresa, ou seja, os contratipos também têm sua marca própria e cada empresa trabalha de forma diferente. As fragrâncias disponibilizadas no mercado não são todas iguais mesmo quando trabalham com a mesma referência olfativa de marca, pois trabalham de formas diferentes, podem usar matérias-primas distintas e quantidades específicas de essência que interferem, por exemplo, na qualidade, similaridade e desempenho do perfume.

 

E os contratipos são perfumes originais?

Sim ou com certeza!?
Falar que um perfume é original não significa dizer que ele é de grife famosa ou cara, mas SIM que ele é AUTÊNTICO, que corresponde ao que está descrito e que foi adquirido do fabricante ou representante autorizado.

Os perfumes inspirados em grandes referências da perfumaria mundial são perfumes de fato, porém são reproduzidos baseados numa espinha dorsal já existe e isso não o faz ser falsificado. Eles podem ter boa ou má qualidade como qualquer outro produto no mercado. 

Podemos afirmar que matéria-prima é o item primordial para produzir um perfume de qualidade. Quanto melhor a qualidade das matérias-primas utilizadas, melhor será a performance do perfume como um todo.

 

Porque os contratipos são mais baratos?

Se você é apaixonado por perfume e procura por uma experiência olfativa diferente, os perfumes contratipos/inspirados são excelentes opções de custo benefício. Isso se deve a vários fatores, como: padronização de embalagens e frascos, o que gera menores custos de produção como também redução nos investimentos em marketing e divulgação, entre outros fatores...

Nem sempre um perfume caro é um perfume bom! O que irá de fato determinar um bom perfume, independente da marca ou valor, são as escolhas das matérias-primas, bem como todo processo de produção. 

Um bom perfume é aquele que "cai bem" com sua pele e com a ocasião.

 

E qual a fixação?

A fixação de um perfume é algo que a maioria de nossos clientes se preocupam. Mas o que pode levar uma fragrância a fixar mais ou menos?

A combinação das notas de base normalmente é o que determina se uma fragrância pode ter uma longa duração ou não, juntamente com a concentração de fragrância empregada no perfume (colônia, EDT, EDP). Todos nossos perfumes são em concentração EDP e esse fato já garante uma fixação maior que os perfumes classificados como colônias e EDT. Mas além da concentração existem muitos motivos que podem determinar a fixação:

Notas: Perfumes amadeirados e gourmands tem tendência de fixar mais pois são menos voláteis (demoram evaporar) por esse motivo, se procura perfumes com alta fixação fuja de perfumes frescos.

Pele: Cada pele terá um desempenho diferente, peles secas tendem a ter menor fixação e oleosas a fixar mais, no entanto, fatores como o PH da pele, hidratação e se usa ou não medicamentos podem alterar drasticamente a fixação de um perfume.

Clima: A fixação de um perfume é diretamente proporcional a temperatura, quanto mais quente o ambiente menor será a fixação.

Além dos pontos citados, temos o cansaço olfativo, que acontece com todos. Já passou seu perfume preferido e depois de um tempo não o sentiu mais? Nosso olfato tem a capacidade por defesa de se adaptar a um cheiro para poder sentir outros cheiros, é uma defesa de nosso organismo, ele se adapta até que esse cheiro se torne imperceptível. Então por mais que você não o sinta ele está lá.

 

E o fixador ? 

Na nossa escola de produção entendemos que o "fixador" é um grande mito na perfumaria. A qualidade e a concentração da essência determinarão o tempo de fixação, além dos fatores mencionados acima como: notas, pele e clima, além do próprio cansaço olfativo.

 

Qual a diferença entre perfumes designer e de nicho?

Eles fazem o maior sucesso no mundo inteiro. Os perfumes classificados como designers são os verdadeiros queridinhos em matéria de essências e fixação. Produzidos em massa, são elaborados com uma maior variedade de matérias-primas, na sua maioria sintéticas e por isso possuem maior acessibilidade em termos de custos e aceitação no mercado. Uma porta de entrada fascinante para o universo da perfumaria.

Já os perfumes de nicho, são perfumes exclusivos lançados por marcas especializadas na perfumaria. A produção é realizada em menor escala, elaborados com matérias-primas mais raras, para um público mais seleto em sua maioria colecionadores. Seus acordes e notas produzem aromas mais naturais e exóticos.